Please reload

Artigos recentes

Como maximizar o lucro da sua empresa sem aumentar os custos

 

 

 

Ampliar o lucro sem aumentar os custos, acompanhar os avanços do mercado, reduzir o tempo de entrega, organizar o balanço financeiro, reduzir o estoque, administrar salários e diversas outras dificuldades, são alguns desafios do dia a dia dos empresários.

 

 

 

Superar esses obstáculos requer mudanças de procedimentos que podem ser melhorados com a adoção de práticas automatizadas, ou seja, com apoio de um bom sistema ERP.
 
O sistema ERP vai permitir que todos os setores da empresa atuem de forma integrada e é aí que sua empresa GANHA, a integração vai lhe proporcionar visão clara e prática do seu negócio.

 

Entenda o que é um sistema de gestão ERP.

 

O que é Sistema ERP (Enterprise Resource Planning)?
 

ERP é um sistema de gestão empresarial que gerencia as informações relativas aos processos operacionais, administrativos e gerenciais das empresas.

 

O Objetivo de um Sistema ERP é centralizar as informações e gerir o seu fluxo durante todo processo de desenvolvimento da atividade empresarial, integrando os setores da organização e possibilitando aos gestores acesso ágil, eficiente e confiável às informações gerenciais, dando suporte à tomada de decisões em todos os níveis do negócio.

 

Sistemas ERP consolidam todas as operações de uma empresa em um único sistema, que pode estar "instalado" em uma servidor local (dentro da sua empresa) ou na WEB.

 

Os sistemas ERP abrangem cada passo da operação, desde as compras, provisões, planejamento, industrialização, formação de preços, financeiro (pagar e receber), controle de estoque, venda de serviços e todos os níveis de comércio varejista ou atacado, passando pela gestão eficaz dos relacionamentos com clientes e fornecedores, pós-venda, análise de resultados e muitos outros fatores personalizados, altamente adaptáveis a qualquer empresa, em qualquer ramo de negócios.

 

O uso de um Sistema ERP em uma empresa dá a seus gestores o controle total sobre a empresa, auxiliando na tomada de decisões e fornecendo todas as informações vitais de maneira acessível e clara.

 

Quais são os objetivos da implantação de um Sistema ERP?

Os Principais objetivos da implantação de um sistema ERP são:

– Otimização de processos;
– Automatização de tarefas manuais;

– Controle sobre as operações da empresa;
– Disponibilidade imediata de informações seguras;
– Redução de custos;
– Redução dos riscos da atividade empresarial;
– Obtenção de informações e resultados que auxiliem na tomada de decisões e permitam total visibilidade do desempenho das áreas da empresa.

 

Quais os benefícios da implantação de um Sistema ERP?

– Aumento na eficiência do uso da capacidade instalada;
– Blindagem contra fraudes e furtos;
– Redução de erros;
– Eliminação de retrabalho;
– Melhor proximidade e conhecimento sobre os clientes (CRM);
– Informação precisa e segura, sincronizada em tempo real com as operações da empresa;
– Padronização dos processos em todas as áreas, com integração e uniformidade;
– Redução de despesas administrativas, gerais e de vendas;
– Queda nos custos de estoque;
– Redução em custos de materiais;
– Redução do ciclo de venda;
– Diminuição de impressão em papel;
– Eliminação de erros de sincronização entre diferentes sistemas;
– Controle sobre processos de negócios que envolvem diferentes departamentos;
– Segurança da informação através da definição de permissões de acesso e log de alterações;
– Facilita o aprendizado do negócio e a construção de visões comuns

 

Como é a implantação do Sistema ERP?

A implantação de um sistema ERP é realizada normalmente pela própria empresa fornecedora do sistema.

Existem 3 tipos de serviços que podem ser empregadas na implantação: Consultoria, Customização e Treinamento.

 

O tempo necessário para implementar um sistema ERP depende do tamanho do negócio, o número de módulos, a extensão da customização e da disposição de todos os setores da empresa durante a implantação.

 

Os sistemas ERP são modulares, de modo que nem todos precisam ser implementados de uma só vez. Ele pode ser dividido em várias fases conforme a demanda da empresa no momento.

 

Como é a atualização do Sistema ERP?

Um bom sistema ERP deve ser evolutivo, para que, além de suprir as necessidades presentes de uma empresa, estejam atualizados para atender às novas demandas e ao crescimento do negócio.

O sistema ERP também deve manter-se atualizado com as inovações tecnológicas em hardware, sistemas operacionais, softwares complementares, novas práticas estabelecidas de negócios e exigências legais.

Portanto, um sistema ERP deve atender às necessidades que surjam da evolução natural da atividade empresarial e também introduzir a possibilidade de utilizar recursos até então inexistentes, agregando o valor ao negócio.

 

Qual a relação entre um Sistema ERP e a segurança das informações?

O sistema ERP possui recursos de segurança que, além de evitar falhas humanas, protegem a empresa contra crimes de sabotagens.

 

Os principais mecanismos de controle consistem em criptografia, senhas individuais, limitação de acesso dos usuários e geração de histórico de uso, o que possibilita identificar os responsáveis por eventual má utilização do sistema.

 

Os sistemas ERP também disponibilizam ferramentas para realização de cópias de segurança e gerenciamento de Bancos de Dados, garantindo a guarda e a manutenção das informações que formam a “vida” da empresa em todos os aspectos.

 

Conta com a Movimento Sistemas para evoluir a gestão da sua empresa

Please reload

Artigo

Conecte-se

  • Facebook Social Icon

Inscreva-se e receba nossas dicas e novidades.

Telefones:

Fale com nossos especialistas

2016 - 2020 - Movimento Sistemas® de Gestão Ltda. Todos os direitos reservados - contato@movimentosistemas.com.br

34 3257-2433
 

34 9.9162-8014

WhatsApp