Please reload

Artigos recentes

A Importância do pós-venda

Movimento Sistemas de gestão para empresas que sejam evoluir.

 

Um bom pós-venda mantém clientes fidelizados e deve receber a mesma atenção que conclusão de uma nova venda. Ao manter um bom atendimento inclusive após o fechamento da venda, o cliente percebe a seriedade e a importância que sua empresa dá aos seus cliente e cria uma relação mais sólida e fidelizada com a empresa.

 

Seu atendimento precisa ser fantástico em todos os processos, não adianta encontrar os melhores fornecedores e produtos, divulgar sua loja e garantir a compra se, após a confirmação da do pedido o cliente sentir-se insatisfeito com qualquer parte do atendimento. A qualidade no atendimento é fundamental para fidelizar clientes e manter a credibilidade e reputação da sua empresa.

 

Ofereça uma assistência de qualidade em todas as etapas do negócio, não perca clientes em função de descuidos que podem ser facilmente evitados e saiba aproveitar críticas e sugestões para alavancar seu negócio.

 

Tipos de pós-venda: ativo e receptivo

É importante saber diferenciar os dois tipos de pós-venda para conseguir explorar ao máximo suas principais características. Em ambos o objetivo principal é manter o cliente satisfeito por meio da transmissão de confiança e credibilidade em relação à empresa.

 

No pós-venda ativo, a empresa entra em contato com o cliente alguns dias após a compra para solicitar informações a respeito da satisfação em relação ao produto e ao atendimento e descobrir pontos que podem ser melhorados. Além disso, é um bom momento para solicitar autorização para entrar em contato sempre que surgir algum lançamento ou promoção e colocar-se à disposição para sanar quaisquer dúvidas.

 

O pós-venda receptivo pode se tornar uma ferramenta fundamental para verificar falhas no atendimento. Neste tipo de pós-venda devem ser disponibilizados canais de fácil acesso para que o cliente possa enviar críticas e sugestões.

 

Mantenha canais para reclamações e as analise com cuidado

Invista em ferramentas de análise do nível de satisfação do consumidor em relação aos produtos, ao atendimento e recebimento, por meio de formulários de comentários e canais abertos para sugestões. Oferecer formas simples de obter feedback dos clientes ajuda o vendedor a perceber eventuais falhas no processo. A manifestação de insatisfação de um cliente pode ser o primeiro passo para melhorar as estratégias do negócio e aumentar as vendas.

 

Compreenda bem qual é o motivo da crítica e esclareça quaisquer pontos que possam ter ficado confusos. A partir disso, busque a origem do problema no fornecimento e formas de minimizá-lo. É preciso entender o que o cliente espera da sua empresa e avaliar se a solicitação pode ser atendida ou não.

 

Não deixe nenhum cliente sem resposta e manifeste-se de forma rápida

Após receber uma reclamação, sempre busque formas mais ágeis de entrar em contato com o cliente, ainda que a solução do problema não possa vir de forma imediata. É importante que o consumidor perceba que o atendimento cuidadoso permanece mesmo após a transação comercial.

 

Jamais ignore uma crítica, ainda que você não concorde com ela. Além disso, agradeça sempre que receber um comentário positivo. Qualquer opinião sobre o seu negócio deve ser valorizada. Demonstre que você está disposto a ouvir e resolver o problema.

 

Quem tem uma reclamação atendida de forma rápida e eficaz tem muito mais chance de tornar-se fidelizado. Um pós-venda atencioso pode ser o primeiro passo para conquistar novos clientes e estimular os antigos a indicar sua loja para novos compradores em potencial.

Please reload

Artigo

Conecte-se

  • Facebook Social Icon

Inscreva-se e receba nossas dicas e novidades.

Telefones:

Fale com nossos especialistas

2016 - 2020 - Movimento Sistemas® de Gestão Ltda. Todos os direitos reservados - contato@movimentosistemas.com.br

34 3257-2433
 

34 9.9162-8014

WhatsApp